8 de set. de 2009

v – SAGA DE VALDEREZ E SUAS QUATRO IRMÃS ...8


Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2009
Botafogo – 2ª Segunda feira do mês: Reunião dos Irmãos.

A partir do falecimento dos pais, os Irmãos sentiram a necessidade de um encontro familiar para fortalecer a amizade que sempre existira. No dia 23 de maio, reuniram-se à convite de Lourinha, para comemorar com ela seu aniversário. Havia acabado de se aposentar e estava vindo em definitivo morar no Rio. Há muito trabalhava e residia em Brasília. Todos os irmãos concordaram em fazer uma reunião mensal. O motivo era muito forte, não deixar que
OS LAÇOS FAMILIARES, “( A UNIÃO FUNDAMENTADA DURANTE TODA UMA VIDA )” NÃO PODERIA DESAPARECER.

- Lourinha, cadê sua taça de vinho? Diz Valderez
- Bibi, erga sua taça e vamos brindar mais um ano de Harmonia e União Familiar.
- Inha, mesmo que você não queira beber, vamos brindar e dê só um golinho para selar nossa Irmandade, diz Val.

Assim começava mais uma reunião. Os irmãos que puderam vir estavam reunidos. Meguinha a 5ª irmã havia acabado de mudar para o interior do Estado, não pode comparecer. Atram é a última das meninas e mora no interior de São Paulo. Junior o primeiro e tão esperado filho homem, havia mudado para N. York, logo após a morte da mãe.
Ele ficou muito abatido e escreveu no velório uma carta para Ela. Carta esta que foi lida pelo padre na Missa de 7º Dia, como descrevo a seguir:

Hoje a mamãe foi embora, ainda não dá para acreditar, ainda não dá pra aceitar, mas ela foi embora. A única mulher que, neste mundo, daria incondicionalmente sua vida pela nossa, que nos aceitava também sem restrições, fossemos maus ou bons, preguiçosos, covardes ou valentes, tínhamos nela um porto seguro com águas calmas.
Fomos presenteados pela graça de Deus por sermos escolhidos para vir ao mundo como seus filhos. Nós éramos sua vaidade, sua alegria, sua esperança, sua aflição. Naquela pequenina criatura, existia um amor tão imenso que sobrava sempre para todos e para nossos filhos e até para os filhos de nossos filhos. Seu sorriso de luz estava sempre nos esperando com um largo abraço e muito carinho, pois se não tivemos riqueza ou muitas posses materiais, não fomos esquecidos por Deus que nos deu este tesouro.
Ela conseguia coisas impossíveis, mesmo sem ter nenhum conhecimento. Em companhia da graça de Deus e dos anjos, pedia e conseguia. Sabia de cada dia de nossas vidas, e esquecendo-se dela, pedia por nós. Sabia de cada dia de nossas vidas, e esquecendo-se dela, pedia por nós.
Sabia sorrir e agradecer a Deus cada vez que o mundo lhe virava as costas. Tanto tempo precisando dela o tempo todo e só Deus lembrou que ela precisava descansar. Deu-lhe a mão e a guiou para um lugar de muita luz, aonde ela não sofrerá mais, aonde receberá de Nosso Pai celestial o descanso eterno.
Então paramos para pensar e não entendemos: Porque sofreu tanto antes de partir?
Se procurarmos a verdade encontraremos somente uma resposta: “Não era ela que estava sofrendo e sim nós por não tê-la merecido plenamente, nem termos retribuído o que dela recebemos.”
Precisamos rezar como ela nos ensinou, e ter muita fé em Deus, e pedir a Ele que ao encontrar uma senhora pequenininha, ainda preocupada com seus filhos aqui na terra e um pouco confusa com tudo isto que hoje aconteceu, que a acolha como ela merece, e que perdoe nossos pecados para que voltemos a vê-la nos esperando com um grande sorriso lá no céu, e ao abraçá-la pela graça de Deus não nos separemos nunca mais.
Até um dia mamãe, reze por nós. Amém.

Pouco depois em N York, angustiado de saudades da família, enfartou e faleceu aos 45 anos.
Hoje suas cinzas e de seus pais estão no subsolo da Catedral do Rio de Janeiro na Av. Chile – Centro.

O irmão menor “Azul” só pode ir a poucas reuniões, foi morar no interior do estado.
Para que o ELO continue, estas reuniões são fotografadas e enviadas para todos com um resumo de tudo. Agora estão estudando um meio para que todos possam participar por vídeo conferencia no MSN. È a informática chegando para Valderez.
Há muita história para contar.
Como cada um chegou até aqui?
... Do castigo de Madre Elvira até o acesso ao mundo pela internet...
Aguardem!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial